segunda-feira, julho 26, 2010

JamHub - o cala vizinhos!!




Quem sofre com a incompreensível incompreensão dos vizinhos face aos ensaios na garagem, tem agora uma solução airosa para o problema. Uma nova peça de equipamento capaz de devolver a paz à vizinhança, uma pá para enterrar de vez o machado de guerra entre queixosos e artistas incompreendidos.


A pérola chama-se JamHub. Em resumo, trata-se de um aparelho que fica algures entre uma mesa de mistura e um amplificador de auscultadores e que permite um ensaio quase silencioso e uma escuta perfeita de todos os elementos, com conta, peso e medida.


O funcionamento é simples: todos os músicos ligam lá o seu instrumento, quer seja ele uma guitarra, um baixo, voz, teclas ou bateria (electrónica, claro!). Depois, cada um recebe um par de auscultadores e pode controlar, individualmente, o volume de cada instrumento, obtendo uma mistura propícia ao seu tipo de performance.


Por exemplo, é normal que o baterista privilegie mais o baixo e menos a guitarra. Nesse caso basta subir mais o knob do primeiro e deixar o segundo mais em baixo.


Para além da questão óbvia do barulho, esta forma de ensaio permite uma escuta mais apurada de todos os elementos presentes na música. Quem anda nesta coisas sabe bem que há pormenores que muitas vezes não são perceptíveis nos ensaios, principalmente quando os temas têm muitos detalhes e as salas/amplificação são menos boas.


Com a JamHub é possível uma escuta tipo maqueta, em que cada músico pode fazer a sua própria mistura. E, muito importante, acabaram-se as frases de amor tipo: "oh! p***** do c***** baixa a p**** do amplificador!".


Em suma, esta aquisição mostrou-se bastante positiva logo no primeiro ensaio, onde testámos a JamHub em conjunto com a Alesis DM6, uma bateria electrónica que, pela modesta quantia de €399 (na Musifex), cumpriu bem o seu papel.


Existem 3 modelos à escolha. Para mais informações consultem o site oficial


Recomenda-se!


Ab

João Cordeiro

Sem comentários: